A Selecção Portuguesa de Futebol é gerida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A estreia de Portugal num Mundial da FIFA, em 1966, levou a Selecção das Quinas às meias-finais, onde viria a ser derrotada pela anfitriã, e futura campeã, a Inglaterra. Portugal terminou o campeonato em 3º lugar e Eusébio foi o Melhor Marcador do torneio, com nove golos. As duas vezes seguintes em que Portugal se qualificou para um Mundial foram em 1986 e 2002, tendo sido eliminado na fase de grupos em ambos.
Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari, que havia sido campeão com a Selecção Brasileira de Futebol em 2002. Scolari levou Portugal à final do UEFA Euro 2004, onde foi derrotado pela Grécia e também à segunda semifinal das Quinas, no Mundial da FIFA 2006. Acabaria por deixar a Selecção após o UEFA Euro 2008, sendo contratado pelo Chelsea.
Carlos Queiroz foi designado como o novo seleccionador em 2008. Após ser acusado de ter obstruído os agentes do controle anti-doping e ser suspenso por seis meses, Queiroz foi demitido do cargo de seleccionador no dia 7 de Setembro de 2010.
[editar] Mundiais e Europeus
[editar] Mundial da FIFA 1966
Portugal qualificou-se pela primeira vez para um mundial em 1966, onde bateu o Brasil, a Hungria, e a Bulgária na fase de grupos.
Nos quartos-de-final Portugal defrontou a Coreia do Norte, vencendo por 5-3, depois de estar a perder por 3-0. Eusébio foi o grande herói da partida ao marcar quatro golos.
Na semifinal Portugal viria a ser derrotado pela anfitriã e futura campeã, Inglaterra, por 2-1.
No jogo para definir o terceiro lugar, Portugal venceu a União Soviética por 2-1, terminando em 3º Lugar.
O técnico de Portugal era o brasileiro Oto Glória.
Na qualificação para 7ª edição do Europeu, Portugal defrontou a Finlândia, a Polónia e a União Soviética. Com 5 vitórias, Portugal ficou em 1º lugar, 1 ponto à frente da União Soviética, levando Portugal pela primeira vez a disputar um Europeu.
A Selecção jogou o Grupo B, juntamente com a Espanha, a Roménia e a Alemanha Ocidental. Nos primeiros dois jogos, Portugal empatou 0-0 e 1-1 frente à Alemanha Ocidental e à Espanha, respectivamente. Uma vitória por 1-0 frente à Roménia ditou a passagem das Quinas às semifinais, onde veio a perder frente à equipa anfitriã, a França por 3-2.
[editar] Mundial da FIFA 1986
Portugal voltaria a qualificar-se para um Campeonato do Mundo em 1986, onde não passou da primeira fase depois de uma vitória e duas derrotas. A Selecção começou por vencer a Inglaterra por 1-0 mas depois perdeu os dois últimos encontros frente à Polónia e a Marrocos por 1-0 e 3-1, respectivamente.
Portugal qualificou-se para a 10ª edição do Campeonato Europeu, depois de terminar o grupo de qualificação com 23 pontos, 6 mais que a segunda classificada, a Irlanda.
Na fase final do torneio, Portugal empatou 1-1 com a Dinamarca, venceu frente à Turquia por 1-0, e por 3-0 frente à Croácia. Nos quartos-de-final perderam contra a República Checa por 1-0 com um golo de Karel Poborský.
Na 11ª edição do europeu, Portugal qualificou-se como melhor segundo colocado, 1 ponto atrás da Roménia.
Com Fernando Couto como capitão, Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, depois de estar a perder por 2-0, a Roménia por 1-0 com um golo de Costinha nos descontos, e frente à Alemanha por 3-0 com um hat-trick de Sérgio Conceição. Nos quartos-de-final, a Selecção das Quinas venceu a Turquia por 2-0, com 2 golos de Nuno Gomes.
Na semifinal, frente à França, Portugal marcou primeiro e os franceses igualaram já no decorrer da 2ª parte. O jogo terminaria empatado sendo preciso um prolongamento para decidir o vencedor. No prolongamento, Abel Xavier teria defendido a bola com a mão dentro da grande área portuguesa, mas inicialmente o Austríaco Gunter Benko concedeu canto, porém depois de consultar o seu árbitro assistente, concedeu penálti aos franceses. Zinédine Zidane converteu o penálti, batendo Vítor Baía, dando a vitória por 2-1 aos franceses com um golo de ouro. Foram atribuídas suspensões a Abel Xavier, Nuno Gomes e Paulo Bento depois de alegadamente terem agredido um árbitro de linha.
[editar] Mundial da FIFA 2002
No Campeonato do Mundo de 2002, na fase final de grupos, a Selecção das Quinas derrotou a Polónia por 4-0 depois de perder contra os EUA por 3-2, e era obrigada a vencer ou empatar a Coreia do Sul para avançar para os oitavos-de-final, algo que não conseguiu. João Pinto foi expulso num lance muito polémico, após alegadamente ter agredido o árbitro. Apesar dos EUA ter perdido com a Polónia, o que tornava possível o apuramento de Portugal apenas com um empate, devido à diferença de golos, a Coreia do Sul acabou por derrotar Portugal com um golo de Park, agora jogador dos Red Devils, afastando assim a geração de Ouro do sonho da conquista de um Mundial. A derrota frente à Coreia do Sul marcou um ponto de viragem na selecção portuguesa, onde, a partir daí, viria a qualificar-se para todos os mundiais e europeus.
Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari.
No Euro 2004 realizado em Portugal, Portugal qualificou-se automaticamente como sede do campeonato, e no jogo de abertura contra a Grécia perdeu por 2-1. Viria a ganhar os restantes 2 jogos contra a Rússia por 2 - 0 e contra a Espanha por 1-0. Terminando em 1º lugar, avançou para os quartos-de-final onde defrontou o 2º classificado do Grupo B, a Inglaterra, vencendo nas grandes penalidades por 6 - 5 depois do empate (1-1 nos 90 minutos e 2 - 2 após prolongamento). O guarda-Redes Ricardo foi o herói da partida defendendo uma penalidade sem luvas e logo de seguida convertendo uma, esta dando a vitória às Quinas.
Na semifinal Portugal veio a defrontar outra grande potência do futebol mundial, a Holanda. A Selecção das Quinas colocou-se em vantagem com golos de Cristiano Ronaldo aos 26 minutos e de Maniche aos 58, ficando a passagem à final cada vez mais perto. O apito final do Sueco Anders Frisk, levou o Estádio José de Alvalade ao rubro quando Portugal passou pela primeira vez à final de uma grande competição.
Na final, Portugal veio a defrontar, nada mais nada menos, que a equipa que o tinha derrotado no jogo de abertura, a Grécia. Para a tristeza de muitos, Portugal voltou a ser derrotado, esta vez por 1-0, terminando o Campeonato em 2º lugar.
Foi também, nesta edição do Campeonato Europeu de Futebol, que estrelas do futebol português, como Rui Costa e Fernando Couto terminaram a sua carreira internacional.
[editar] Mundial da FIFA 2006
Em 2006, Scolari levou a Selecção das Quinas às semifinais no Campeonato do Mundo de 2006 depois de derrotar as Selecções de Angola, Irão, e México na fase de grupos. Nos oitavos-de-final, Portugal derrotou a Holanda por 1-0 , a Inglaterra nos quartos-de-final por 3-1 nas grandes penalidades após o empate 0 -0 no tempo regulamentar. Portugal cada vez mais perto de chegar à final de um campeonato do mundo pela primeira vez na história da equipa, acabaria por ser derrotada na semifinal pela França por 1-0.
No jogo para definir o 3º classificado, Portugal defrontou a Alemanha, jogo que perdeu por 3 - 1, terminando a competição em 4º lugar.
Luís Figo, jogador mais internacional de sempre pela Selecção, e Pauleta, melhor marcador de sempre, ambos disseram adeus à Selecção no final do campeonato.
No Euro 2008 realizado conjuntamente na Áustria e Suíça, Portugal venceu os seus dois primeiros jogos na fase de grupos, primeiro contra a Turquia por 2-0, e depois a República Checa por 3 - 1, garantindo desde então a passagem aos quartos-de-final. No jogo contra a Suíça, Scolari decidiu usar a equipa de reserva, deixando de fora os habituais titulares, visto que o resultado desta partida era indiferente.(A Suíça acabou por vencer por 2-0, porém a arbitragem foi muito controversa, sendo que, na opinião de muitos, Portugal foi claramente prejudicado).
Nos quartos-de-final, Portugal foi derrotado pela Alemanha por 3 - 2, sendo este o último jogo de Scolari ao comando da Selecção das Quinas e também do médio Petit.
[editar] Pós Euro 2008
Depois da saída de Scolari do comando da Selecção, Carlos Queiroz foi apontado, em 2008, como novo treinador da Selecção, tendo como principal objectivo levar Portugal ao Campeonato do Mundo de 2010.
[editar] Mundial da FIFA 2010
Depois de uma fase de qualificação muito atribulada, com três empates nulos consecutivos, Portugal terminou o grupo A da Zona Europeia na 2ª posição com 19 pontos, um a mais que a Suécia garantido assim o acesso ao play-off. Defrontou a Bósnia e Herzegovina primeiro em Lisboa no Estádio da Luz jogo que venceu por 1-0, e depois em Zenica no Estádio Bilino Polje vencendo por 1-0, qualificando-se assim com um agregado 2-0.
Na fase de grupos, Portugal foi colocado no grupo, considerado por muitos, como o Grupo da Morte. A Selecção das Quinas defrontou o pentacampeão Brasil, uma das melhores equipas Africanas, a Costa do Marfim, e os adversários de 1966, a Coreia do Norte.
Selecção Portuguesa a festejar um golo frente à Coreia do Norte a 21 de Junho de 2010
No primeiro jogo frente a Costa do Marfim, Portugal empatou 0-0. No jogo seguinte Portugal goleia por 7-0 a Coreia do Norte, no estádio Green Point Stadium. O primeiro golo foi apontado por Raul Meireles aos 29 minutos. Na segunda parte vieram os outros 6 tentos, apontados por Simão Sabrosa, seguido de Hugo Almeida, Tiago, Liedson, Cristiano Ronaldo e de novo Tiago.Esta foi a maior goleada da Selecção Portuguesa de sempre em mundiais da FIFA, depois de ter derrotado a Polónia por 4 – 0 em 2002. Também foi neste mundial, que mais dois jogadores portugueses, Simão e Cristiano Ronaldo, tornaram-se no 2º e 3º, respectivamente, a marcar em dois campeonatos do mundo pela Selecção Portuguesa, depois de Pauleta o ter feito em 2002 e 2006. O terceiro jogo de Portugal no grupo G foi contra a selecção Brasileira, na cidade do Cabo, que acabou 0-0, num jogo considerado por muitos desinteressante. As duas equipas avançaram para os oitavos de final.
Portugal terminou o grupo G em 2º lugar e veio a defrontar o 1º classificado do grupo H, a Espanha, futura campeã, nos oitavos de final. Portugal acabaria por ganhar o jogo por um 1–0, com um golo de David Villa aos 63 minutos . Ricardo Costa foi ainda expulso por alegada agressão a Capdevila, o que fez com os Navegadores jogassem os últimos quatro minutos do jogo com apenas 10 elementos.
No dia 7 de Fevereiro de 2010, em Varsóvia na Polónia, no sorteio da fase de qualificação, Portugal foi colocado num grupo de 5 equipas, onde vai defrontar a Noruega, a Dinamarca, a Islândia, e o Chipre. Esta vai ser a primeira vez em que Portugal e Islândia se vão defrontar.
[editar] Última convocatória
Convocados de Paulo Bento para os jogos de qualificação para o UEFA Euro 2012 frente à Dinamarca e Islândia a 8 e 12 de Outubro, 2010, respectivamente.
Actualizado a 12 de Outubro de 2010
Data | Estádio | Local | Em casa | Resultado | Visitante | Golos Portugueses |
11 de Fevereiro de 2009 |
Estádio Algarve |
Faro, Portugal |
Portugal |
1 – 0 |
Finlândia |
Cristiano Ronaldo 73' (pen.) |
1 de Abril de 2009 |
Stade Olympique de la Pontaise |
Lausanne, Suíça |
Portugal |
2 – 0 |
África do Sul |
Bruno Alves 4' e Edinho 58' |
10 de Junho de 2009 |
A. Le Coq Arena |
Tallinn, Estónia |
Estónia |
0 – 0 |
Portugal |
|
12 de Agosto de 2009 |
Rheinpark Stadion |
Vaduz, Liechtenstein |
Liechtenstein |
0 – 3 |
Portugal |
Almeida 16', 28' e Raul Meireles 24' |
3 de Março de 2010 |
Estádio Cidade de Coimbra |
Coimbra, Portugal |
Portugal |
2 - 0 |
China |
Almeida 36' e Liedson 90+5' |
24 de Maio de 2010 |
Estádio Municipal da Covilhã |
Covilhã, Portugal |
Portugal |
0 - 0 |
Cabo Verde |
|
1 de Junho de 2010 |
Estádio Municipal da Covilhã |
Covilhã, Portugal |
Portugal |
3 - 1 |
Camarões |
Raul Meireles 32', 47' e Nani 81' |
8 de Junho de 2010 |
Wanderers Stadium |
Joanesburgo, África do Sul |
Portugal |
3 - 0 |
Moçambique |
Danny 52', Almeida 75' e 82' |
17 de Novembro de 2010 |
Estádio da Luz |
Lisboa, Portugal |
Portugal |
- |
Espanha |
|
25 de Março de 2011 |
|
Lisboa, Portugal |
Portugal |
- |
Chile |
|
Qualificações para o UEFA EURO 2012
Data | Estádio | Local | Em Casa | Resultado | Visitante | Golos Portugueses |
3 de Setembro de 2010 |
Estádio D. Afonso Henriques |
Guimarães, Portugal |
Portugal |
4 – 4 |
Chipre |
H. Almeida 8', R. Meireles 29', Danny 50' e M. Fernandes 60' |
7 de Setembro de 2010 |
Estádio Ullevaal |
Oslo, Noruega |
Noruega |
1 – 0 |
Portugal |
|
8 de Outubro de 2010 |
Estádio do Dragão |
Porto, Portugal |
Portugal |
3 – 1 |
Dinamarca |
Nani 29', 31' e Cristiano Ronaldo 85' |
12 de Outubro de 2010 |
Laugardalsvöllur |
Reykjavík, Islândia |
Islândia |
1 – 3 |
Portugal |
Cristiano Ronaldo 3', Meireles 27' e Postiga 72' |
4 de Junho de 2011 |
Estádio José Alvalade |
Lisboa, Portugal |
Portugal |
|
Noruega |
|
2 de Setembro de 2011 |
Antonis Papadopoulos Stadium |
Larnaca, Chipre |
Chipre |
|
Portugal |
|
7 de Outubro de 2011 |
Estádio José Alvalade |
Lisboa, Portugal |
Portugal |
|
Islândia |
|
11 de Outubro de 2011 |
Estádio Parken |
Copenhaga, Dinamarca |
Dinamarca |
|
Portugal |
|
[editar] Treinadores
Ano | Fase | Posição | J | V | E | D | GM | GS |
1930 |
Não Entrou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1934 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1938 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1950 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1954 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1958 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1962 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1966 |
Terceiro Lugar |
3 |
6 |
5 |
0 |
1 |
17 |
8 |
1970 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1974 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1978 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1982 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1986 |
Primeira Fase |
17 |
3 |
1 |
0 |
2 |
2 |
4 |
1990 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1994 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1998 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
2002 |
Primeira Fase |
21 |
3 |
1 |
0 |
2 |
6 |
4 |
2006 |
Quarto Lugar |
4 |
7 |
4 |
1 |
2 |
7 |
5 |
2010 |
Oitavos de Final |
11 |
4 |
1 |
2 |
1 |
7 |
1 |
2014 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Total |
5/19 |
|
23 |
12 |
3 |
8 |
39 |
22 |
|
Ano | Fase | J | V | E | D | GM | GS |
1960 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1964 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1968 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1972 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1976 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1980 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1984 |
Semifinais |
4 |
1 |
2 |
1 |
4 |
4 |
1988 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1992 |
Não se qualificou |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1996 |
Quartos-de-final |
4 |
2 |
1 |
1 |
5 |
2 |
2000 |
Semifinais |
5 |
4 |
0 |
1 |
10 |
4 |
2004 |
Final |
6 |
3 |
1 |
2 |
8 |
6 |
2008 |
Quartos-de-final |
4 |
2 |
0 |
2 |
7 |
6 |
2012 |
qualificação em progresso |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
2016 |
|
- |
- |
- |
- |
- |
- |
Total |
5/13 |
23 |
12 |
4 |
7 |
34 |
22 |
|
██ Segundo Classificado
██ Organizado em Portugal
██ Eliminação na Semi-Final
[editar] Maiores Participantes da Selecção
Lista dos 10 maiores Participantes da selecção.
Actualizado a 12 de Outubro 2010
Legenda:
Negrito - jogadores activos.
[editar] Melhores Marcadores
Lista dos 10 melhores marcadores da Selecção.
Actualizado a 12 de Outubro de 2010
Legenda:
Negrito - jogadores activos.
Uniformes
Uniformes dos jogadores
- Uniforme principal: Camisa vermelha com faixa horizontal verde, calção branco e meias verdes.
- Uniforme de visitante: Camisa branca com faixas verticais verde e vermelha, calção verde e meias brancas.
[editar] Uniformes dos guarda-redes
- Preta com detalhes cinzas;
- Cinza com detalhes pretos;
- Azul com detalhes pretos.
[editar] Uniformes de treino
- Camisa azul, calção e meias azuis;
- Camisa vermelha, calção e meias vermelhas;
- Camisa preta, calção e meias pretas.
-
- Terceiro Lugar (1): 1966
- Quarto Lugar (1): 2006
-
-
-
-
-